FOTOS E FATOS!

Em nossa segunda passagem pela cidade de Belém do Pará - Estátua do poeta Ruy Barata

Em nossa segunda passagem pela cidade de Belém do Pará – Estátua do poeta Ruy Barata

Esta foto foi registrada pela fotógrafa amadora, Marcolina Gomes, no dia 22 de fevereiro de 2015, nos jardins do Parque residencia, local turístico da cidade de Belém, onde num passado recente funcionava como residencia oficial dos governadores do Pará.

Trata-se de um local muito visitado por turistas do mundo inteiro, e na foto estou sendo retratado ao lado da estátua do consagrado poeta Ruy Barata cuja biografia sincopada segue abaixo:

Ruy Paranatinga Barata nasceu em Santarém, em 25 de junho de 1920, e morreu em São Paulo, em 23 de abril de 1990, quando pesquisava sobre a passagem de Mário de Andrade pela Amazônia.

Homem de múltiplas atividades (advogado, cartorário, jornalista, poeta, professor e político), Ruy Barata exerceu intensa atividade política, elegendo-se deputado estadual pelo Partido Social Progressista (1947-1954, em duas legislaturas). Como jornalista, até 1964 dirigiu o suplemento literário de ‘A Província do Pará’, além de ter sido titular da cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes (mais tarde incorporada à Universidade Federal do Pará). Em 1964, com o golpe militar, foi preso, demitido do cartório e aposentado compulsoriamente do magistério superior.

Saindo da prisão, passou a sobreviver como advogado. Com o advento da anistia, em 1979, voltou à atividade acadêmica, sendo readmitido na Universidade Federal do Pará. Publicou ‘Anjo dos Abismos‘ e ‘A Linha Imaginária’ e ‘Antilogia’ (organizado e revisado por Ruy Barata em 1990, mas só publicado no ano de 2000). Com seu filho Paulo André Barata compôs em parceria um vasto número de canções que se tornaram referência em todo o Estado do Pará. Não se pode falar de música paraense sem que seu nome esteja presente.

Ruy Barata (1920-1990)

One Response to FOTOS E FATOS!

  1. Grande Eliezer, grande historiador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *