Salve a luta e o Dia dos Comerciários!

eliezerDIA DOS COMERCIÁRIOS – A origem desse dia é do século passado e tem como marco a luta dos trabalhadores do comércio por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Na década de 30, começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que logo depois se transformariam em sindicatos) de empregados no comércio e a luta dos trabalhadores contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Nessa época, os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga e/ou qualquer recompensa, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem.Foi através das organizações dos trabalhadores que no dia 29 de outubro de 1932, cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram uma grande manifestação e seguiram em passeata em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato transformou a categoria dos comerciários em precursora da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. Como o decreto presidencial foi publicado no dia 30 de outubro, esse dia ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

A luta hoje, continua e aborda diversos direitos subtraídos dos comerciários e comerciárias

A luta hoje continua e aborda diversos direitos subtraídos dos comerciários e comerciárias

Hoje, aqui em João Pessoa e em várias outras cidades do país, por força de acordo coletivo de trabalho,  o comercio é totalmente fechado e os trabalhadores são dispensados para celebrarem o seu dia.

Sou comerciário há vários anos e me orgulho de junto aos demais companheiros e companheiras trabalharmos e lutarmos por dias melhores para todos nós, portanto, recebam o nosso abraço neste dia tão especial, de celebração e de luta!

Se a empresa onde você trabalha não respeitar o dia de hoje e lhe convocar para trabalhar, denuncie, não fique calado!outubro-rosa-02

Eliezer Gomes – Diretor do Sinecom e Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional de Empregados no Comercio e Serviços do Brasil – CONTRACS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *